Você sabe o que é área de transferência do Windows?
Mesmo que você não conheça pelo nome, é provável que utilize isso todo dia.
Área de transferência é uma memória temporária, onde fica armazenada, por padrão, a última coisa que você copiou. Isso acontece quando você usa o conhecido atalho de teclado Control + C ou os comandos equivalentes na maioria dos programas para Windows.
Porém, o padrão é que essa área de transferência só aceita UMA informação por vez. Assim que você copia uma nova informação, ela descarta a anterior.
E muitas vezes, você gostaria de poder ‘colar’ não a última informação que copiou, mas a penúltima. Ou, quem sabe, a antepenúltima.
Isso é possível com a ajuda de pequenos programas, chamados gerenciadores de clipboard (que é área de transferência, em inglês).
Existem vários deles disponíveis se você fizer uma busca, mas o nosso predileto chama-se CLCL, que é GRATUITO. Você pode baixar aqui.
O programa ocupa muito pouco da memória do Windows e vai fazer maravilhas pelo seu trabalho diário.
Por exemplo, ele armazena as últimas VINTE coisas que você copiou para a memória (ou mais).
Além disso, você pode atribuir atalhos para palavras ou trechos de textos muito utilizados.
Isso vale para aquela palavra chata que toda vez você digita errado e tem que corrigir, ou para textos que você precisa repetir o tempo todo. Uma simples combinação de teclas e… voilá! Seu trabalho ficou mais produtivo.
Imagine a facilidade de, com apenas um… digamos… Control+3 você inserir a sua assinatura num e-mail. Ou com um alt + 5 aparecer magicamente no seu texto uma frase como:
“Prezados Senhores,
Segue abaixo a nossa melhor proposta para o produto XPTO Ref. Kyz 3003-AH4”.
E isso são apenas exemplos. Você pode definir frases e palavras conforme o seu próprio uso.
Fica a dica 😉
Buscamos sempre melhorar a sua produtividade.
Uma grande ferramenta para isso é o GSuite. Consulte!
Deixe um comentário